Nokia Lumia 800: Primeiras impressões

Estou usando o Nokia Lumia 800 desde o sábado passado, e após completar uma semana de uso resolvi começar a escrever um pouco sobre o aparelho, que superou minhas expectativas, mas ainda precisa melhorar em alguns pontos.

O hardware e construção do aparelho é excelente, e o seu processador não precisa ser dual core, pois na atual versão do Windows Phone ele sobra e entrega uma performance acima da média, sem nenhum engasgo ou problemas de lentidão, mesmo com os 5 aplicativos abertos ao mesmo tempo.

Tudo é simples, fácil de usar e rápido, e a integração dos contatos, fotos e conteúdo com as redes sociais é muito grande, sendo muito mais simples abrir uma time line única para as atualizações dos seus contatos do que precisar recorrer a aplicativos separados para o Twitter, Facebook e Linkedin. Gostei muito da agenda e sua integração com todas as redes dos meus contatos, que permite o envio de mensagens de forma simples e rápida dentro das informações do próprio contato.

A ausência de widgets ou uma forma de customização maior da home não chegou a incomodar, e de uma maneira a curva de aprendizado e adaptação ao sistema foi muito tranquila e veloz. De uma forma geral os aplicativos são mais bonitos do que os desenvolvidos para o iOS e o Android, e funcionam de forma rápida e estável, e o pacote Office é uma grande vantagem em favor do Windows Phone.

As fotos e vídeos são excelentes e o aplicativo Nokia Dirigir conta com a navegação com orientação por voz no modo off line mantendo a competência e confiabilidade da empresa finlandesa no GPS desde os tempos do N95. Algumas tarefas como a leitura de emails, mensagens, redes sociais e busca por contatos para o envio de mensagens, visualização de fotos armazenadas na rede pelos meus contatos são muito mais fáceis no Nokia Lumia 800, o que faz com que em muitos momentos eu até abra mão de uma tela maior pela facilidade de uso.

Eu ainda estou me adaptando ao sistema de notificações, e tenho a impressão de que ele funciona um pouco melhor no Android e no iOS do iPhone, mas nada que atrapalhe o uso, e como maior ponto negativo senti a falta da opção de utilização do aparelho como modem via WiFi, mas ao que tudo indica a Nokia deve liberar uma atualização para ajustar este problema até o final deste mês. Eu esperava um pouco mais da bateria, mas ela tem uma performance muito semelhante a encontrada em aparelhos com o Android e o iOS do iPhone, lembrando que eu uso sempre com tudo ligado e sincronizando o tempo todo, sem qualquer economia!

O Instagram ainda deve demorar para chegar por aqui, mas um aplicativo chamado Instacam anda quebrando um bom galho ao menos para acompanhar e curtir as fotos publicadas pelos amigos, mas apesar da grande quantidade de aplicativos e games, ainda sinto o Marketplace um pouco devagar, sendo um pouco difícil localizar as melhores opções disponíveis.

De uma forma geral estou satisfeito e adaptado ao aparelho, e sinto que o Lumia 800 é um belo aparelho, que está fazendo uma boa dupla com o Galaxy Note!

Leave a Reply