Vivo Zap 3G – Saudades da Giro / Embratel

c893_11.jpgEu já pude testar uma grande quantidade de serviços de Internet Móvel em São Paulo, como a Internet da Embratel (Giro), a Vivo Zap 3G e as conexões GPRS e EDGE da Claro e TIM.

A velocidade da Vivo Zap 3G é com certeza maior do que a dos seus concorrentes, mas em muitos pontos o serviço deixa muito a desejar.

Primeiro a própria velocidade, que apesar de ser maior do que a verificada na concorrência, nem nas avenidas indicadas como de alta velocidade em horários de baixa utilização atinge os números prometidos (2,4 Mbps). Segundo, as constantes quedas sem qualquer explicação (hoje minha conexão caiu uma vez a cada 30 minutos de utilização), e misteriosamente, no período da tarde voltou ao normal. E em terceiro lugar, os problemas de compatibilidade dos modens Yiso com o Windows Vista.

Hoje ao reiniciar a minha máquina pela décima vez, após ver a mensagem de modem não encontrado me lembrei do serviço da Embratel, a Giro.

A Giro é um serviço de internet via modem USB, que tinha um tamanho até que bem grandinho, e garantia a conexão apenas no local indicado como o de instalação, a uma velocidade máxima de 300 kbps com um limite de utilização de 5000GB mensais.

Apesar da limitação da garantia de funcionamento apenas no local de instalação, utilizei em vários pontos da cidade de São Paulo com um resultado muito satisfatório. A velocidade entregue era exatamente o contratado, nunca menos!! Um serviço com uma velocidade muito mais baixa do que a Vivo Zap 3G, mas que cumpria exatamente com o prometido.

Muitas vezes o sistema passava por manutenções técnicas, mas eu sempre recebia um email informando este fato com antecedência. As manutenções ocorriam sempre na madrugada, nos horários de baixa utilização.

Enquanto isso, quando a Vivo Zap 3G apresenta problemas de conexão não recebo um simples SMS informativo, e sempre acabo descobrindo os problemas técnicos ou manutenções quando ligo para reclamar na Central de Atendimento.

Hoje realmente senti saudades do serviço Giro da Embratel, pois apesar de ser mais lento e limitado, cumpria com o que prometia ao consumidor e possuía uma conexão muito mais estável.

Estou aguardando ansiosamente um concorrente realmente estável e veloz ao serviço da Vivo Zap 3G, pois enquanto não existir outro player forte no mercado, os serviços e suporte técnico vão continuar em um nível muito abaixo do aceitável.

Espero que o serviço melhore logo, pois se continuar ruim provavelmente não vou continuar usando o serviço após o término do meu contrato em setembro de 2007.

7 Comments

  1. Rodrigo Purisch 30/07/2007
  2. rodrigostoledo 31/07/2007
  3. Diogo 31/07/2007
  4. rodrigostoledo 02/08/2007
  5. Jurandir 08/09/2008
  6. nadia 07/06/2009
  7. Telma 04/01/2011

Leave a Reply